Digite sua pesquise e tecle 'enter'

Apis Brasil
Portal de Notícias

7 DÚVIDAS FREQUENTES - PRÓPOLIS

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod

01) O que é própolis?

R: A palavra própolis é derivada do grego pró, em defesa de, e polis, a cidade, o que significa: “em defesa da cidade ou colmeia”. A própolis é uma resina natural produzida pelas abelhas a partir de resinas e exsudatos (secreções) de plantas, acrescidas de saliva e cera. As abelhas utilizam a própolis para fechar frestas, para redução de entrada de vento, do frio e, principalmente, dos inimigos naturais, além de utilizá-la para embalsamar pequenos animais mortos pelas abelhas, que não puderam ser retirados, evitando com isso a putrefação e proliferação de micro-organismos.

02) Quais os tipos de própolis no Brasil?

R: A origem da própolis é determinada por análises químicas comparativas com a resina oriunda da fonte botânica (planta), que deu origem a ela. As mais comuns são própolis verde, própolis vermelha e a própolis marrom.

03) Quais os benefícios da própolis?

R: A própolis tem sido usada na medicina popular em vários países como sendo um bom remédio, tanto na terapia quanto na profilaxia de diferentes doenças. Os extratos etanólicos (em álcool) e aquosos (em água) têm sido descritos como tendo um amplo espectro de atividades biológicas. Várias pesquisas revelam variadas propriedades da própolis, como: potencialização dos efeitos de antibióticos, antiviral, antifúngica, antibacteriana, estimulante do sistema imunológico, antioxidante, anti-inflamatória, antitumoral, cicatrizante, entre outros.

04) Quais as principais utilizações da própolis?

R: A própolis tem sido utilizada em preparações cosméticas, como cremes faciais, sabonetes, pomadas, loções e soluções. Existem algumas preparações à base de própolis como, por exemplo, cápsula, “spray” bucal, tabletes, xampu, cremes e tinturas, soluções antiacne, antisséptico bucal, entre outros.

05) A própolis pode causar alergia?

R: Estima-se que a própolis possui mais de trezentos componentes diferentes por isso algumas pessoas podem apresentar sensibilidade ao seu consumo ou uso. Nesses casos, recomenda-se a suspensão imediata da utilização do produto e a procura por um médico.

06) O que é própolis verde?

R: A própolis verde do Brasil é o tipo mais popular de própolis tropical e se origina a partir dos brotos das folhas recém-eclodidas de Baccharis dracunculifolia, popularmente conhecida como Alecrim-do-campo ou Vassourinha. É chamada de verde, devido a sua aparência esverdeada.

07) Quais os benefícios da própolis verde?

R: Além de todos os benefícios já citados da própolis (antimicrobiana, anti-inflamatória, cicatrizante, etc.), a própolis verde apresenta em sua composição um composto químico denominado Artepillin C, cujas pesquisas demonstraram ação anticancerígena.

Referência: Tratado de Propoterapia Clínica: Usos Terapêuticos da Própolis de Baccharis dracunculifolia (volume 1)-São Paulo: Editora Nelpa,2016.

Notícia: 11/05/2017