Blog

28
Out'19

Própolis potencializa benefício de cranberry contra infecções do trato urinário

0 comentário(s) Própolis Verde
Própolis potencializa benefício de cranberry contra infecções do trato urinário

Atualmente ocorreu o aumento da preferência pela utilização de substâncias naturais na prevenção e/ou tratamento de várias enfermidades que acometem a humanidade. Não somente plantas ou ervas mas muitos alimentos são utilizados com a finalidade de obter algum benefício para a saúde. Esses alimentos que além de nutrir, oferecem  benefícios para a saúde são chamados de alimentos funcionais. Entre eles iremos destacar o cranberry nome pelo qual é conhecido o fruto de nome científico  Vaccinium macrocarpon.

Esse fruto é originário da América do Norte e cresce em pântanos ácidos cheios de musgos  em florestas úmidas. Na antiguidade foi usado, devido as suas conhecidas propriedades antimicrobianas, como conservante e em ferimentos causados por flechas envenenadas. Hoje encontramos esse fruto em várias formas comercialmente ativas tais como, suco, chá e cápsulas contendo o extrato seco.

O grande fato que envolve esse fruto é que o cranberry tem sido usado como remédio popular para prevenir infecções do trato urinário durante anos e pesquisas já comprovaram que esse fruto realmente possui um efeito contra elas através dos seguintes mecanismos e substâncias:

- Cranberry interfere na adesão das bactérias às células uroepiteliais, evitando a infecção (fixação da bactéria e multiplicação);

- Os compostos denominados proantocianidinas (PACs) estão presentes em maiores quantidades nesse fruto e são os principais responsáveis por impedir a aderência das bactérias no tecido da mucosa urogenital;

- Hás outras substâncias benéficas presentes nele como o ácido cumarínico, ácidos fenólicos, ácido benzoico, ácido caféico e os flavonoides, como quercertina e miricetina.

Dentre os micro-organismos mais frequentes na infecção urinária, um dos principais causadores é a bactéria Escherichia coli uropatogênica e essa infecção é mais comum nas mulheres devido a uretra ser mais curta, facilitando a entrada de micro-organismos.

A grande notícia publicada em um artigo científico é que a já conhecida própolis quando em associação com esse fruto é capaz de potencializar esse benefício do cranberry contras as doenças do trato urinário. A própolis é uma substância natural, produzida por abelhas, através da coleta de ramos, flores, brotos e exsudatos de plantas que, acrescido de secreções salivares e cera dão origem à própolis. Esse produto natural é usado por esses insetos como agente esterilizante, em vedação das paredes, proteção, além de ajudar na termorregulação da colmeia. Ela possui efeitos antimicrobianos amplamente estudados e comprovados, sendo chamada em várias publicações de “antibiótico natural” já que possui ação antibacteriana, antifúngica e antiviral.

O estudo envolvendo eles e realizado em laboratório, consistiu em primeiramente expor a Escherichia coli uropatogênica (principal causadora das infecções urinárias) em contato somente com o extrato de cranberry ( o qual contém as proantocianidinas) e  somente com o extrato de própolis etanólico. Ao mesmo tempo um terceiro experimento foi realizado expondo essa bactéria à uma mistura contendo uma combinação do extrato de cranberry e de própolis. Concluiu-se que tanto o cranberry como a própolis sozinhos apresentaram certo nível de  combate ao micro-organismo, porém o cranberry sozinho apresentou resultados maiores quando comparados com a própolis. A grande descoberta foi que  a mistura de ambos resultou em um efeito maior no combate a infecção. Os resultados comprovaram que a própolis potencializou o efeito das proantocianidinas do cranberry na adesão, motilidade, formação de biofilme, metabolismos do ferro e estresse oxidativo da Escherichia coli uropatogênica, impedindo o desenvolvimento da infecção.

Enfim, o estudo concluiu que o uso combinado da própolis e do cranberry pode reduzir a frequência de infecções do trato urinário e em consequência disso o uso dos antibióticos, representando uma nova estratégia na prevenção dessa infecção recorrente, além de colaborar no combate ao aumento da resistência aos antibióticos tradicionalmente usados no tratamento dessas doenças.

Referências:

1.  Rafaing, J; Remy, CD; Sotto, A. Propolis potentiates the effect of cranberry (Vaccinium macrocarpon) against the virulence of uropathogenic Eschericihia coli. Scientific Reports 8, Article number: 10706. Ano: 2018.

2. Souza,C.F.P.B;Irineu,L.E.S.S; Souza,R.S et all. Efeito antimicrobiano do extrato de cranberry sobre micro-organismos causadores de infecção urinária. Cadernos UniFOA,Volta Redonda, n.31, p-113-122, ago.2016

3. Paulino; N. at al. Tratado de propoterapia clínica. Vol.1. São Paulo: editora Nelpa, 2016.

4. Marcucci, M.C; Propriedades biológicas e terapêuticas dos constituintes químicos da própolis. Química Nova, 19(5) (1996). 

NEWSLETTER
Assine nossa newsletter e receba dicas e novidades!