Blog

19
Set'18

O Poder do Mel contra a tosse

0 comentário(s) Mel
O Poder do Mel contra a tosse

A tosse é um mecanismo de proteção das vias aéreas e também o sintoma respiratório mais comum em crianças e adultos. Pode ocorrer de inúmeras causas infecciosas e não infecciosas, ser caracterizada como seca ou produtiva, e classificada de acordo com a duração, em aguda, subaguda ou crônica. O fato é que ela é um sintoma que torna-se um incômodo para as pessoas, logo queremos eliminá-la ou de alguma maneira aliviá-la, pois a tosse pode prejudicar a qualidade de vida do indivíduo por interferir no sono, provocar disfonia, levar à exaustão, vômitos, cefaleia ou incontinência urinária.

A grande notícia é que a tradicional utilização do mel como uma medida popular para aliviar a tosse, obteve recente incentivo por parte do Sistema de Saúde Britânico. De acordo com os médicos britânicos o Mel deve ser uma das primeiras opções no tratamento da maior parte das tosses. Essa recomendação tem como objetivo diminuir o uso indiscriminado de antibióticos pela população, o qual colabora para o surgimento das chamadas “superbactérias”, as quais se tornam resistentes aos principais antimicrobianos comercializados no mercado. 

Estudos comprovaram que o uso desse produto natural revelou-se um dos tratamentos mais eficientes contra a tosse, além disso a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o mel de abelha como tratamento potencial da tosse nas infecções do trato respiratório superior em crianças, relatando que chá de limão e mel tende a aliviar sintomas de tosse nesse público específico, além de ser um tratamento sintomático, barato, popular e seguro. Estudos atribuem ao mel ações antibacterianas, antifúngica, antiviral, tornando-o um antibiótico natural. Em relação ao efeito nesse sintoma, há a hipótese de que a própria doçura do mel promova um reflexo de salivação e produção de secreção das vias aéreas e leve a liquefação do muco, com redução da tosse pela menor irritação na laringe e na faringe e, o mais importante sem efeitos colaterais, pode ser usado em crianças acima de um ano de idade.

Enfim, o mel é um produto natural fabricado pelas abelhas e que desde a antiguidade tem sido usado para melhorar a saúde e bem-estar da população. O conhecimento popular do uso desse produto contra a tosse, agora torna-se algo reconhecido e incentivado pela comunidade médica internacional.

Referências

1. Balbani, A. P.S. Tosse:neurofisiologia, métodos de pesquisa, terapia farmacológica e fonoaudiológica. Int. Arch. Otorhinolaryngol., São Paulo - Brasil, v.16, n.2, p. 259-268, Abr/Mai/Junho - 2012.

2. Por que as autoridades britânicas recomendam mel (e não antibióticos) contra a tosse. Reportagem disponível em.: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-45291758> . Acessado em 18/09/18.

3. Peixoto, D.M et al. Uso de mel de abelha associado ao Ananas comosus (Bromelin) no tratamento da tosse irritativa aguda. Rev Paul Pediatr. 2016;34(4):412---417

NEWSLETTER
Assine nossa newsletter e receba dicas e novidades!